Como Integrar a IA ao Negócio?
- florentinarias
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jul.

Todo dirigente deseja ver sua empresa explorando ao máximo o potencial da IA Generativa, e ninguém quer correr o risco de ficar para trás frente a concorrentes que já utilizam essa tecnologia de modo estratégico.
O desafio, entretanto, é que em grande parte das empresas, a IA Generativa vem sendo usada apenas de forma pontual, como assistente individual dos colaboradores. Isso limita seu impacto, impede ganhos expressivos de eficiência e deixa de gerar diferenciais competitivos reais. Na verdade, a empresa não conta com inteligência artificial integrada ao seu negócio, mas sim com funcionários utilizando IA de maneira isolada.
O Mates mudam esse cenário: sua empresa passa a integrar a IA diretamente ao core do negócio através de Agentes de IA Corporativos. Imagine ter colaboradores virtuais, cada um com especialidades diferentes, atuando lado a lado com sua equipe humana. Assim, tarefas repetitivas e operacionais são delegadas aos agentes de IA, liberando tempo e energia dos colaboradores para atividades de maior valor. O que impulsiona significativamente a produtividade e os resultados do seu negócio.

Como aplicar isso na prática? Use o princípio de Pareto: escolha uma equipe, observe as rotinas diárias e identifique os 20% das tarefas tomam mais tempo ou esforço dos colaboradores. Em seguida, delegue essas tarefas para Agentes de IA. Assim, você garante ganhos rápidos e mensuráveis de produtividade e eficiência, liberando seu time para focar no que realmente importa.
Já tem uma ideia de onde a IA pode ajudar? Podemos colocar em prática imediatamente. Assim, você começa a ver resultados concretos e mensuráveis no seu negócio sem demora.
Ao adotar essa abordagem, sua empresa inicia uma verdadeira transformação: uma força de trabalho híbrida, onde humanos e agentes de IA atuam de forma colaborativa. O aumento de produtividade é apenas o começo, esse novo modelo potencializa a criação de novos produtos, a inovação, a qualidade e a eficiência em todas as áreas da empresa.
Não integrar IA ao core da empresa significa provavelmente ceder espaço no mercado, acabar operando com custos maiores e perder oportunidades de crescimento. Experimente e descubra como ela pode se tornar seu maior diferencial competitivo.